O presente projeto busca analisar, os silêncios e reinvenções pomeranas na Serra do Tapes, Rio Grande do Sul a partir do Inventario do patrimônio material e imaterial presente no entorno de espaços educativos, em especial, das imagens disponíveis nos álbuns familiares e das imagens produzidas pelo pesquisador. As grandes linhas teóricas que se entrecruzam são: Educação, História e Memória. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja orientação principal, em termos metodológicos, é a etnografia. Nesse sentido, a coleta de dados será constituída de forma complexa e plural, passando pelas técnicas: levantamento bibliográfico, análise documental, entrevistas, rodas de diálogos, produção e análise de imagens. O problema de pesquisa busca interpretar o processo da presença pomerana no sul do Rio Grande do Sul, quanto aos os processos da vida em comum e os processos educativos configurado em função das conjunturas históricas, constitutivas dos pomeranos e do processo de isolamento e silenciamentos, vividos no sul do Brasil, a partir da construção e da análise de das imagens do Banco de Imagens Pomeranas. Propesq/FURG 808477/2010 Ata 014/2010